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SOLUCIONANDO PROBLEMAS NO RAL2004

(Atenção: Sempre mantenha seu aplicativo RAL2004 atualizado. Para atualização clique no link abaixo e efetue o download da última versão.)

Atualização RAL2004

Importante: A atualização do aplicativo RAL2004 mantém os dados já preenchidos.

Problemas gerados na Instalação do RAL2004

ProblemaDurante a intslação do Aplicativo RAL2004, ocorre o seguinte erro:
"Failed to load resource DLL C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\ARQUIVOS COMUNS\ SYSTEM\OLEDB\OLEDB32A.DLL".
 
Solução: Clique no link abaixo, faça o download do arquivo e execute a sua instalação.
 
 

Problema: Após a instalação, o aplicativo não quer executar.

Causa: Sistema Operacional desatualizado.

Solução: Acesse o menu "Ferramentas" no seu Internet Explorer e clique em "Windows Update", faça as atualizações referentes ao seu Sistema Operacional e Internet Explorer.

Problemas gerados durante o Preenchimento do RAL2004

Problema: Na tela de Caracterização Legal do Módulo Direitos Minerários ocorre um erro ao informar um processo pertencente a um Grupamento Mineiro.

Solução: Atualizar o aplicativo RAL2004 para a versão 1.02 a partir do link:

http://ral.dnpm.gov.br/ral2004/files/ral2004update.exe


Problema: Na tela de Caracterização Legal do Módulo Direitos Minerários não permite excluir um Grupamento Mineiro.

Solução: Atualizar o aplicativo RAL2004 para a versão 1.02 a partir do link. A partir desta versão será habilitado um botão "Excluir GM" na tela que apresenta os processos agrupados.

http://ral.dnpm.gov.br/ral2004/files/ral2004update.exe

Problemas gerados durante a Importação dos dados do Ano-Base de 2002

Problema: Erro ao tentar importar dados de arquivos de cópia de segurança gerados no aplicativo RAL2003.

Causa: Os arquivos de Cópia de Segurança não estão concentrados no mesmo diretório.

Solução: Junte todos os arquivos de Cópia de Segurança no mesmo diretório.


Problema: Ao tentar Importar os dados de arquivos de cópia de segurança gerados no aplicativo RAL2003 pelo Aplicativo RAL2004, ocorre o erro: "Arquivo inválido, inexistente ou não encontrado."

Causa: A cópia de segurança do RAL2003 foi gerada na versão 3.00.

Solução: Recuperar esta cópia de segurança pelo aplicativo RAL2003. Em seguida, atualizar a versão do RAL2003 para 3.04, a partir do link: http://ral.dnpm.gov.br/ral2003/ral2003.htm. Então, gerar novamente a cópia de segurança do RAL2003. Em seguida, fazer a importação dos dados do RAL2003, a partir da nova cópia de segurança gerada, pelo Aplicativo RAL2004.

 

Problemas gerados durante a Recuperação dos dados do Ano-Base de 2003

Problema: Erro ao recuperar cópia de segurança de arquivos gerados no aplicativo RAL2004 em outra máquina.

Causa: O arquivo de Cópia de Segurança pode estar corrompido ou ter sido danificado no procedimento de cópia de uma máquina a outra.

Solução: Atualizar o aplicativo RAL2004 a partir do link:

http://ral.dnpm.gov.br/ral2004/files/ral2004update.exe


Problema: Ao tentar Gravar e/ou Recuperar a Cópia de Segurança gerada pelo RAL2003, ocorre o erro: "70 - Permission Denied".

Solução: : Atualizar o aplicativo RAL2004 para a versão1.02 a partir do link.

http://ral.dnpm.gov.br/ral2004/files/ral2004update.exe


Problema: Ao tentar Recuperar a Cópia de Segurança gerada pelo RAL2003, ocorre o erro: "-2147217900 - Instrução SQL inválida.'DELETE', 'INSERT', 'PROCEDURE', 'SELECT' ou 'UPDATE' esperado".

Solução: : Para recuperar dados de um ano-base para o outro deve ser feita a Importação de Dados de Ano-Base Anterior e não a Recuperação da Cópia de Segurança; pois esta última, funciona apenas para restaurar Cópia de Segurança gerada pela mesma versão do aplicativo. Para efetuar a Importação de Dados de Ano-Base Anterior, a partir do menu RAL no aplicativo RAL2004, selecione a opção "Importação de Dados do RAL de [ano-base]".

Problemas gerados durante a Impressão do RAL2004

Problema: A imprimir o Relatório Anual de Lavra 2004 o cabeçalho das páginas apresentam "RAL 2003 - Ano-base: 2003", ao invés de "RAL 2004 - Ano-base: 2003".

Solução: Atualizar o aplicativo RAL2004 a partir do link:

http://ral.dnpm.gov.br/ral2004/files/ral2004update.exe

Problemas gerados durante o Envio do RAL2004

Problema: Ao instalar o Certificado Digital referente ao RALnet aparece a seguinte mensagem: "Não foi posssível instalar o cetificado ROOT ICP - Brasil"

Causa: Quando Sistema Operacinal é Windows 98 e o Internet Explorer é 5.0 neste caso os itens de segurança estão desatualizados.

Solução: Atualização dos itens de segurança. Clique no link abaixo e selecione a opção "Download now". Após efetuar o download, execute a atualização e tente novamente instalar a cadeia de certificados.

http://www.microsoft.com/windows98/downloads/contents/WUCritical/q323172/default.asp


Problema: Ao selecionar o diretório onde encontram-se os RAL's gerados para envio estes não são apresentados no grid ao lado.

Causa: RAL's gravados no RAL2003 versão 3.00.

Solução: Baixar versão atualizada do RAL2003 no site do DNPM, gravar novamente os RAL's para envio e proceder ao envio dos mesmos pelo RALnet. Link para baixar atualização:

http://ral.dnpm.gov.br/RAL2003/RAL2003.htm


Problema: A unidade selecionada possui o atributo somente leitura. Este atributo impede o envio do RAL. Selecione outra unidade ou altere as permissões da unidade de disco selecionada.

Solução:

01 - O windows não permite que o RALnet crie a pasta temporária "T00RAL03". Verifque as permissões para criação de pastas no drive "C:".

02 - Desabilite, caso exista, o anti-vírus do computador.

03 - Se o computador estiver usando internet via servidor proxy ou Firewall,  contacte seu administrador de  rede  e  verifique se todas as opções para envio ftp estão habilitadas.


Problema: Após o envio do RAL o recibo não pode ser visualizado.

Causa: O arquivo RAL não foi enviado ao DNPM.
             - O arquivo de dados encontra-se corrompido.
             - Problemas durante a transferência do arquivo pela internet;
             - Falha ao gerar o RAL para envio;

Solução:  1 - Desabilite, caso exista, o anti-vírus do computador.

                   2 - Se o computador estiver usando internet via servidor proxy ou Firewall,  contacte seu administrador de  rede  e  verifique se todas as opções para envio ftp estão habilitadas.

                   3 - Proceder novamente ao envio dos mesmos pelo RALnet.

                   4- Se o problema persistir, gere novamente o RAL para envio.

                  Atenção!!!

                  Para otimizar a geração do RAL a ser enviado, reduzindo consideravelmente o tamanho do arquivo, clique no link abaixo e efetue a instalação deste componente. Para que ele seja imediatamente instalado, clique no link e pressione o botão "abrir" (recomendável); se desejar salvá-lo para depois executá-lo, pressione o botão "salvar". Em seguida, gere novamente o RAL a ser enviado e proceda normalmente ao seu envio pela internet. Clique aqui para instalar o arquivo.
DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral - www.dnpm.gov.br