SisMINE - Sistema de Gestão da Produção Mineral  
 

SOLUCIONANDO PROBLEMAS NO RAL2002


Problemas gerados na Instalação do RAL2002

Problema: Durante a instalação não foi detectado ou foi detectada versão anterior do arquivo ATL.dll.

Causa: Arquivo do Sistema Operacional não encontrado ou encontrada a versão anterior deste.

Solução: Copiar do CD de instalação do RAL2002 o respectivo arquivo. Este arquivo encontra-se na pasta RAL2002 do CD. Copie-o para a pasta system ou system32 (plataforma NT). Após copiado, retirar o atributo somente leitura.

 

Problemas gerados no Aplicativo RAL2002

Problema: Em Mão-de-obra, Saúde e Segurança na lavra o tipo de acidentes Outros não é totalizado, desta forma não confere com o total de Danos; não permitindo salvar.

Causa: Erro no aplicativo RAL2002.

Solução: Baixar versão atualizada no site do DNPM. Link para baixar atualização:

http://ral.dnpm.gov.br/RAL2002/RAL2002.html


Problema: Run-time error 3021 – em Projeção e Características da Produção Bruta ao abrir a tela.

Causa: Erro no aplicativo RAL2002.

Solução: Baixar versão atualizada no site do DNPM. Link para baixar atualização:

http://ral.dnpm.gov.br/RAL2002/RAL2002.html


Problema: Run-time error 09 – "Subscript out of range." em Matriz Energética ao abrir a tela.

Causa: Erro no aplicativo RAL2002.

Solução: Baixar versão atualizada no site do DNPM. Link para baixar atualização:

http://ral.dnpm.gov.br/RAL2002/RAL2002.html


Problema: Em Lavra – Dados Básicos da Mina, run-time - ‘2147217887 (80040e21)’ -"Multiple step operation generated errors. Check each status value.", ao salvar dados.

Causa: Erro no aplicativo RAL2002.

Solução: Baixar versão atualizada no site do DNPM. Link para baixar atualização:

http://ral.dnpm.gov.br/RAL2002/RAL2002.html

 

Problemas gerados no Relatório do RAL2002

Problema: No relatório de Insumos há repetição da informação ao vizualizá-lo.

Causa: Erro no aplicativo RAL2002.

Solução: Baixar versão atualizada no site do DNPM. Link para baixar atualização:

http://ral.dnpm.gov.br/RAL2002/RAL2002.html


Problema: No relatório de Mercado Consumidor o título do campo valor em mercado externo encontra-se errado: Valor (R$), devendo ser: Valor (US$).

Causa: Erro no aplicativo RAL2002.

Solução: Baixar versão atualizada no site do DNPM. Link para baixar atualização:

http://ral.dnpm.gov.br/RAL2002/RAL2002.html

 

Problemas gerados durante a Gravação do RAL2002 para o Envio

Problema: Ao gerar o RAL2002 para envio ocorre o erro: run-time 381 – "subscript out of range".

Causa: Erro no aplicativo RAL2002.

Solução: Baixar versão atualizada no site do DNPM. Link para baixar atualização:

http://ral.dnpm.gov.br/RAL2002/RAL2002.html


Problema: Após gravar o RAL com sucesso, este não é detectado na máquina para ser enviado.

Causa: Desconhecida.

Solução: Gravação do RAL em disquete e proceder ao envio a partir deste. É importante verificar se o disquete está protegido contra gravação. Em caso afirmativo, o RAL não será gerado com sucesso e o recibo de entrega não será gravado após envio.


Problema: Ao gerar Ral para envio, ocorre o erro: run-time 75 – "Path/File access error".

Causa: Bloqueio do antivírus.

Solução: Desabilitar o antivírus temporariamente.

 

Problemas gerados durante o Envio do RAL2002

Problema: Ao enviar o RAL2002, a seguinte mensagem é emitida pelo RALnet:

"Não foi possível estabelecer conexão com o DNPM."

Causa: Não foi possível conectar ao DNPM devido a uma falha de conexão.

Solução: Verificar se o computador está conectado à Internet. Caso esteja conectado à Internet utilizando uma rede local, contate o administrador da rede e solicite a liberação das portas de conexão 1500 e 1600.


Problema: Ao enviar o RAL2002, ocorre o erro: run-time 53 ou run-time 48 – "file not found".

Causa: Os arquivos crypt_client.dll e/ou net_client.dll e/ou ralversao.dll não encontram-se no diretório Ral2002.

Solução: Fazer cópia de segurança do RAL 2002. Desinstalar e instalar novamente o RAL2002, não permitindo a sobreposição dos arquivos já existentes identificados durante a nova instalação. Não obtendo êxito, copiar do CD de instalação do RAL2002 os respectivos arquivos. Estes encontram-se na pasta RAL2002 do CD. Copie-os para a pasta onde encontra-se instalado o RAL2002, geralmente em C:\Arquivos de Programas\RAL2002.


Problema: Ao enviar o RAL2002, a seguinte mensagem é emitida pelo RALnet: "Não conseguiu resolver o DNS.".

Causa: O servidor de Internet está com a lista de DNS desatualizada ou o servidor de DNS não conseguiu resolver o endereço do DNPM.

Solução: Solicitar que o administrador da rede atualize a lista de DNS. Em caso de não obter êxito ou se o computador estiver conectado à Internet via modem, criar um arquivo texto chamado servidor_dnpm.txt no diretório do Ral2002 com o seguinte conteúdo: 200.236.76.7. Se o problema persistir, localize na máquina o arquivo lmhosts.sam edite-o no bloco de notas e insira na última linha: 200.236.76.7, pressione TAB e logo após insira: ral.dnpm.gov.br. É importante que estas operações sejam efetuadas por um técnico em informática, pois um possível erro em um dos procedimentos pode causar danos na máquina.


Problema: Ao enviar o RAL2002, a seguinte mensagem é emitida pelo RALnet: "Erro interno no servidor do DNPM.".

Causa: 1ª - Antivírus habilitado impedindo que o arquivo de recibo do RAL seja retornado pelo DNPM;

2ª - As portas do servidor proxy 1500 e 1600 estão bloqueadas;

3ª - Utilização do RALnet 2001.

Solução: Desabilitar o antivírus e/ou habilitar as portas de conexão 1500 e 1600 e/ou instalar o RALnet2002.


Problema: Permitir autenticação no proxy.

Causa: O RALnet não faz autenticação automática no proxy.

Solução: Adicionar o IP 200.236.76.7 no proxy para permitir o envio do RAL;


Problema: Erro ao enviar o RAL2002, o arquivo WS2_32.dll não foi encontrado.

Causa: O Arquivo não foi encontrado pelo aplicativo RALnet. Este erro pode ocorrer quando o Sistema Operacional da máquina for Windows 95.

Solução: Instalar o RALnet em outra máquina cujo Sistema Operacional seja diferente do Windows 95. Não sendo possível, enviar um e-mail para ral@dnpm.gov.br solicitando este arquivo.


Problema: Após enviar o RAL2002 com sucesso, o recibo não pode ser visualizado e/ou impresso.

Causa: Se o RAL2002 tiver sido enviado por meio de disquete, este pode estar protegido contra gravação.

Solução: Se o RAL2002 tiver sido enviado por meio de disquete, verificar se este encontra-se protegido contra gravação. Em caso afirmativo, desprotegê-lo e reenviar o RAL. No entanto, se o RAL2002 tiver sido enviado por meio da máquina, utilizar o recurso de localização de arquivos disponível do Windows da máquina de onde foi enviado o RAL. O arquivo a ser procurado deverá conter as iniciais do CPF/CNPJ do RAL enviado, seguido de *.html. Exemplo: O CNPJ do Ral enviado é: 99.888.777/0000-01; para pesquisar o recibo deste no Windows, será informado, no campo localizar: 99888*.html. Em caso de serem retornados um ou mais arquivos, verificar o mais recente pela data do mesmo; com o botão direito do mouse selecionar a opção Abrir Com ... Internet Explorer, ou Imprimir. Em caso de não serem encontrados os arquivos, reenviar o RAL.



DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral - www.dnpm.gov.br